sábado, 27 de setembro de 2008

Relatório Rosana

Experiencia na sala de aula : Relatório

Indice
Introdução
Material
Procedimento
Conclusão
Introdução

Nesta aula realizamos uma experiencia com um kiwi e um limão, apesar do kiwi ter sido bastante mais aprofundado do que o Limão (independentemente disso, conseguimos obter melhores resultados no Limão que foi menos aprofundado). Como todos sabemos, o DNA ou ADN são moléculas que transportam tudo o que é necessário para qualquer parte do nosso corpo e como tal são imprescindiveis.

Material


• Kiwi ; Limão
• Bisturi
• Pipeta
• Copos com medida ate 100ml
• Entre outros mencionados na ficha

Procedimentos

Começamos por, com o bisturi, retirar a casca do kiwi e de seguida cortá-lo em cubos e esmagálo. Com um tubo, um ‘funil’ e uma folha de papel dentro do mesmo,e despejamos o liquido do kiwi para dentro e aguardamos ate ficar o tubo com liquido suficiente. Após ter-mos colocado agua distilada, alcool, sal e detergente para a loiça, metemos a experiencia na estufa a 37ºc, no final obtivemos não muito nitido o DNA. O mesmo processo ocorreu para o Limão, mas este aparentou um resultado muito melhor, pois o ADN ficou muito mais visivel a olho nú que o kiwi.

Conclusão

O objectivo era observar-mos o ADN apóso ter-mos extraído do kiwi ou limão, concluindo com sucesso esse objectivo, pois mesmo que mais nitido num que noutro foi possivel visualizar com alguma facilidade o resultado pretendido. Anexo uma foto tirada por Mauro Ribeiro através do microscopio:

Sem comentários: