sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Teste diagnóstico

ESCOLA SECUNDÁRIA IBN MUCANA
20 Anos ao Serviço da Educação – 1988/ 2008

ANO LECTIVO 2008/09


DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS
TESTE DE AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA
DISCIPLINA: Biologia e Geologia


11º ANO

Duração: 90 min


I
A figura 1 representa um corte geológico, bastante simplificado e sem preocupações de escala, da região da serra de Sintra, cuja história geológica ficou marcada por uma intrusão magmática – maciço de Sintra – que deformou as rochas encaixantes preexistentes. Nos locais indicados pelas letras A, B, e D foram encontrados fósseis, alguns dos quais estão referenciados na figura.
Figura 1















1. (6 pontos) Seleccione a alternativa que permite preencher os espaços, de modo a obter uma afirmação correcta.
A falha (f) representada na figura 1 é mais _____ que a camada que contém pegadas de dinossáurios e mais _____ que a camada sedimentar constituída por calcários e margas.

(A) antiga […] recente
(B) antiga […] antiga
(C) recente […] recente
(D) recente […] antiga

2. (7 pontos) A tabela seguinte apresenta dados relativos aos isótopos mais utilizados em radiometria.
Seleccione a alternativa que completa correctamente a afirmação seguinte:

Numa análise às rochas que constituem o Maciço de Sintra verificou-se que continham 6,25% de Chumbo-207 e 93,75% de Urânio-235. Estes dados permitiram calcular a idade do maciço de Sintra que será aproximadamente:

(A) 88 M.a.
(B) 355 M.a.
(C) 710 M.a.
(D) 1420 M.a.

Isótopos
Período de semi-transformação
Original
Transformado
Carbono-14
Azoto-14
5730 a.
Urânio-235
Chumbo-207
710 M.a.
Tório-232
Chumbo-208
14 000 M.a.
Rubídio-87
Estrôncio-87
47 000 M.a.
a - anos
M.a. – milhões de anos












3. (6 pontos) Seleccione a alternativa que permite preencher os espaços, de modo a obter uma afirmação correcta.
Os calcários mais antigos, que contêm fósseis de amonites, podem por metamorfismo _____ originar _____.

(A) de contacto […] mármore
(B) de contacto […] ardósia
(C) regional […] mármore
(D) regional […] ardósia

II

1. Só no início do século XX e graças à sismologia foi possível determinar a estrutura interna da Terra. As ondas sísmicas propagam-se em todas as direcções e chegam à superfície depois de terem atravessado meios com propriedades físico-químicas variadas.

1.1. (6 pontos) Seleccione a alternativa que completa correctamente a afirmação seguinte:

A constatação de que existe uma diferença entre a velocidade de propagação das ondas P nos oceanos e nos continentes permite considerar a existência de uma crosta subdividida. Esta variação deve-se `existência de uma…

(A) … crosta continental rica em silício e magnésio e uma crosta oceânica rica em silício e alumínio.
(B) … crosta dinâmica continuamente em movimento devido à existência de placas tectónicas.
(C) … crosta continental rica em silício e alumínio e uma crosta oceânica rica em silício e magnésio.
(D) … descontinuidade entre a crosta oceânica e a crosta terrestre.

1.2. (12 pontos) A ocorrência de terramotos e de maremotos tem sido uma constante ao longo da história da humanidade. O Colosso de Rodes, uma enorme estátua de Apolo, foi destruído em 224 AC por um grande terramoto que ocorreu na Grécia. Em 1755 Lisboa foi destruída pelo maior terramoto de que há memória na história de Portugal.
Explica porque apenas a partir do século XX foi possível usar os dados da sismologia para o estudo da estrutura interna da Terra?

2. (9 pontos) Classifique como verdadeira (V) ou falsa (F) cada uma das seguintes afirmações relacionadas com a estrutura interna da Geosfera:

A – A pressão aumenta com a profundidade. A quantificação da variação da pressão por quilómetro de profundidade chama-se gradiente geobárico.
B – Deve-se admitir que no interior do globo existem materiais muito densos, dado que a densidade média do planeta é 5,5 e a densidade dos materiais da crosta é menor.
C – A velocidade das ondas sísmicas diminui com a profundidade e com o aumento da densidade.
D – Por comparação com a composição de alguns meteoritos admite-se que o núcleo da Terra tenha uma composição ferroniquélica.
E – A análise pormenorizada do comportamento das ondas sísmicas permitiu identificar a astenosfera como zona de altas velocidades.
F – Para a definição dos modelos da estrutura interna da geosfera utilizam-se apenas dados da sismologia.
G – A superfície de separação dos núcleos externo e interno designa-se descontinuidade de Lehman.
H – A litosfera é a camada que compreende a parte mais exterior do manto e a crosta. A sua espessura é diferente ao nível dos oceanos e dos continentes.
III
A Colômbia é um país da América do Sul localizado num limite de convergência de placas. Possui vulcões activos, entre os quais, o Nevado del Ruiz. No dia 13 de Novembro de 1985, o vulcão entrou em erupção, tendo levado ao deslizamento de massas que provocaram a morte de 25 mil pessoas, transformando-se no pior desastre natural do país. Este vulcão, com 5389 metros de altitude, cujo cume está coberto de neve desde os 4900 metros, libertou, para além dos fluxos piroclásticos, grande quantidade de calor responsável pelo degelo das massas de água que o cobriam. A água e os piroclastos originaram um fluxo de lamas, fenómeno conhecido por lahar, que escorreram a grande velocidade pelas linhas de água, provocando efeitos devastadores. Uma hora depois de ter entrado em erupção começaram a cair cinzas vulcânicas e lapili, na cidade de Armero, localizada a 45 km da cratera vulcânica. O dia escureceu bastante e choveu intensamente. A cidade de Ambalema, situada no vale do rio Lagunilla, a 80 km da cratera, sofreu esta catástrofe quatro horas após o início da erupção principal. A área do vale mais próxima do rio Lagunilla ficou coberta por um manto de lama cujo volume foi estimado em 300 milhões de metros cúbicos.


1. (9 pontos) Classifique como verdadeira (V) ou falsa (F) cada uma das afirmações seguintes, relativas à caracterização do lahar.
(A) O lahar é um fluxo de lamas onde os piroclastos ficam instáveis pela saturação com água.
(B) O lahar é um fenómeno que só pode ser observado em vulcões com lavas fluidas.
(C) A elevada densidade das massas em deslocação permite o transporte de grandes blocos rochosos.
(D) O fluxo de lamas é função das características geológicas, topográficas e climáticas da região.
(E) As lamas em movimento possuem grande poder erosivo, devido às elevadas pressões que exercem.
(F) No lahar, a acção da água é determinante, porque faz diminuir o atrito e aumentar o peso.
(G) A deslocação é lenta, porque o movimento em massa arrasta detritos de grandes dimensões.
(H) À medida que se desloca no vale, vai perdendo resistência interna e deposita primeiro os blocos menores.

2. (6 pontos) Seleccione a alternativa que preenche os espaços na frase seguinte, de modo a obter uma afirmação correcta.
Os movimentos em massa são _______ pelas grandes amplitudes térmicas, pelo declive acentuado e pela natureza _______ dos materiais do substrato rochoso da vertente.
(A) potenciados (…) permeável
(B) potenciados (…) impermeável
(C) inibidos (…) permeável
(D) inibidos (…) impermeável

3. (6 pontos) Seleccione a alternativa que completa a frase seguinte, de modo a obter uma afirmação correcta.
Os movimentos em massa são modeladores do relevo da superfície terrestre, porque actuam como…
(A) … agentes de erosão, de transporte e de deposição.
(B) … forças que provocam o aparecimento de falhas.
(C) … forças que provocam a formação de dobras.
(D) … agentes de meteorização e factores climáticos.

4. (6 pontos) Seleccione a alternativa que preenche os espaços na frase seguinte, de modo a obter uma afirmação correcta.
O vulcão descrito emite lava _______ e forma cones elevados, de vertentes _______.
(A) intermédia (…) acentuadas.
(B) básica (…) acentuadas.
(C) básica (…) suaves.
(D) intermédia (…) suaves.
5. (6 pontos) Seleccione a alternativa que preenche os espaços na frase seguinte, de modo a obter uma afirmação correcta.
O magma é classificado em função da sua temperatura e da sua _______, correspondendo a uma mistura silicatada, em fusão, _______ gases dissolvidos.
(A) composição química (…) sem
(B) composição química (…) com
(C) localização (…) sem
(D) localização (…) com

6. (20 pontos) A ocupação antrópica de locais próximos dos vulcões torna as populações vulneráveis e potencia a perda de vidas humanas.
Relacione as medidas de prevenção que devem ser tomadas para evitar novas tragédias, com as características geológicas da região do Nevado del Ruiz.

IV
A Figura 2 representa, esquematicamente, um conjunto de relações alimentares que se estabelecem entre seres vivos de um ecossistema.





















Figura 2

1. (9 pontos) Classifique como verdadeira (V) ou falsa (F) cada uma das afirmações seguintes, relativas à obtenção de matéria pelos seres vivos indicados no esquema da Figura 2.

(A) A matéria ingerida pela raposa sofre digestão extracelular e intracorporal.
(B) A digestão de alimentos pelo gafanhoto é realizada após ingestão e absorção dos nutrientes.
(C) A minhoca ingere cogumelos, que digere num tubo digestivo incompleto.
(D) A aranha serve de alimento à rã, que a digere num tubo digestivo com duas aberturas.
(E) As plantas fixam o dióxido de carbono para a produção de compostos orgânicos.
(F) Os cogumelos absorvem os restos de outros seres, após digestão extracorporal.
(G) No gafanhoto, ocorre digestão extracelular seguida de digestão intracelular.
(H) A cobra apresenta uma cavidade gastrovascular que se prolonga por todo o seu corpo.
2. (6 pontos) Seleccione a alternativa que completa a frase seguinte, de modo a obter uma afirmação correcta.
Se a população de cobras sofresse uma diminuição brusca no número de indivíduos, numa primeira fase, aumentaria a população de…
(A) … estorninhos.
(B) … gafanhotos.
(C) … rãs.
(D) … aranhas.

3. (6 pontos) As afirmações seguintes dizem respeito às características das superfícies respiratórias de alguns animais indicados na Figura 2.
Seleccione a alternativa que as avalia correctamente.

1. Na rã, a troca de gases com o ambiente realiza-se por difusão directa.
2. Na raposa, as superfícies respiratórias são húmidas e bem vascularizadas.
3. Na minhoca, o sistema circulatório intervém na troca de gases com o ambiente.

(A) 2 e 3 são verdadeiras; 1 é falsa.
(B) 1 e 2 são verdadeiras; 3 é falsa.
(C) 3 é verdadeira; 1 e 2 são falsas.
(D) 1 é verdadeira; 2 e 3 são falsas.

4. (12 pontos) Nos peixes, o sangue que se dirige para os diferentes órgãos flui sob baixa pressão, enquanto nos mamíferos e nas aves o sangue que se dirige para os diferentes órgãos flui sob pressão mais elevada.

Explique as diferenças apresentadas.

5. (6 pontos) Seleccione a alternativa que preenche os espaços de forma a obter uma afirmação correcta.

Nos anfíbios a circulação é _____, sendo a aurícula esquerda atravessado por sangue _____.

(A) completa […] arterial
(B) incompleta […] venoso
(C) completa […] venoso
(D) incompleta […] arterial



V

No Verão de 1856, Louis Pasteur foi confrontado por Bigot, pai de um dos seus alunos, com um problema que afligia muitos industriais da zona de Lille. Bigot dedicava-se à produção de álcool (etanol) a partir da fermentação dos açúcares da beterraba. Por vezes, verificava-se que, em algumas cubas, o sumo não se transformava em etanol e acabava mesmo por azedar, devido à acumulação de ácido láctico. Na tentativa de resolver esse problema, Pasteur recolheu duas amostras:
Amostra 1 – líquido recolhido de uma cuba onde se formou etanol.
Amostra 2 – líquido recolhido de uma das cubas cujo conteúdo azedou.
Estas amostras foram observadas ao microscópio. Na amostra 1, Pasteur encontrou apenas leveduras (fungos unicelulares). Na amostra 2, observou um pequeno número de leveduras e um grande número de bactérias.
Em observações posteriores, Pasteur confirmou que só se verificava a presença de bactérias nas cubas cujo conteúdo azedava, e que o número de bactérias era tanto maior, quanto mais azedo o conteúdo da cuba. Quando terminou a investigação, Pasteur concluiu que as leveduras utilizavam o açúcar da beterraba para produzir etanol, e que as bactérias o utilizavam para produzir ácido láctico.

1. (6 pontos) Pasteur pensou que a presença de células vivas era fundamental para a ocorrência de fermentação.
Seleccione a alternativa que completa correctamente a afirmação seguinte.
Para poder tirar aquela conclusão, ele teria que comparar as observações das amostras 1 e 2 com a observação de uma amostra de sumo de beterraba (mantido em cuba tapada, a temperaturas favoráveis à ocorrência de fermentação) que…

(A) … fosse retirada de uma cuba cujo conteúdo tivesse azedado.
(B) … tivesse sido submetida a filtração, removendo as células vivas.
(C) … tivesse tantas leveduras como bactérias.
(D) … fosse retirada de uma cuba onde se tivesse obtido etanol.

2. (6 pontos) Seleccione a alternativa que permite preencher os espaços e obter uma afirmação correcta.
As células de leveduras e de bactérias apresentam _____ e _____.

(A) ribossomas […] membrana plasmática
(B) membrana plasmática […] núcleo
(C) mitocôndrias […] ribossomas
(D) núcleo […] mitocôndrias

3. Em finais do séc. XIX, Eduard Büchner efectuou um conjunto de experiências com extracto de levedura, obtido por trituração de leveduras e posterior filtração dos resíduos celulares remanescentes. A este extracto adicionou uma solução aquosa açucarada. Passado algum tempo, detectou na solução a presença de etanol e a libertação de dióxido de carbono.

3.1. (6 pontos) Seleccione a alternativa que completa correctamente a afirmação seguinte.
Com esta experiência, Büchner poderia testar a seguinte hipótese:

(A) a concentração de açúcar influencia o rendimento energético da fermentação.
(B) a temperatura é um dos factores limitantes do processo de fermentação.
(C) a fermentação pode ocorrer na ausência de leveduras.
(D) a fermentação é um processo que ocorre apenas na ausência de oxigénio.

3.2. (6 pontos) Seleccione a alternativa que completa correctamente a afirmação seguinte.
Para que os resultados da experiência de Büchner possam provar que a ocorrência de fermentação está, de alguma forma, relacionada com a intervenção de seres vivos (ou seus derivados), seria necessária a introdução, no procedimento, de um dispositivo que contivesse…
(A) … leveduras numa solução açucarada.
(B) … unicamente uma solução açucarada.
(C) … extracto de levedura numa solução açucarada.
(D) … exclusivamente leveduras.

VI
A figura 4 representa esquematicamente cortes de algumas estruturas vegetais.







Figura 4

1. (6 pontos) Seleccione a alternativa que permite preencher os espaços, de modo a obter uma afirmação correcta.
No esquema I, o estado de _____ das células-guarda é consequência de um processo de osmose desencadeado _____ da pressão osmótica nestas células.
(A) turgescência […] pelo aumento
(B) turgescência […] pela diminuição
(C) plasmólise […] pelo aumento
(D) plasmólise […] pela diminuição

2. (6 pontos) Seleccione a alternativa que permite preencher os espaços, de modo a obter uma afirmação correcta.
No esquema II, o tecido assinalado com o número _____, onde predominam células mortas, transporta seiva _____.
(A) 1 […] elaborada
(B) 2 […] bruta
(C) 1 […] bruta
(D) 2 […] elaborada

3. (6 pontos) Seleccione a alternativa que completa correctamente a afirmação seguinte.
Os esquemas II e III constituem representações esquemáticas de cortes…
(A) …transversais de um caule e de uma raiz, respectivamente.
(B) …longitudinais de uma caule e de uma raiz, respectivamente.
(C) …transversais de uma raiz e de um caule, respectivamente.
(D) …longitudinais de uma raiz e de um caule, respectivamente.

4. (20 pontos) Muitos dos solos localizados em zonas costeiras apresentam uma elevada concentração salina. Este facto impossibilita o crescimento da maior parte das plantas, condicionando assim a actividade agrícola, uma vez que se verifica uma indisponibilidade de água para essas culturas.
Explique a razão dessa impossibilidade de produção agrícola mesmo quando a quantidade de água no solo é abundante.



FIM






















CRITÉRIOS GERAIS DE CLASSIFICAÇÃO


As classificações a atribuir às respostas são expressas em números inteiros e resultam da aplicação dos critérios de classificação relativos a cada tipologia de itens.

Itens de resposta fechada de escolha múltipla
As respostas em que é assinalada a alternativa correcta são classificadas com a cotação total do item. As respostas incorrectas são classificadas com zero pontos. Não há lugar a classificações intermédias.

Itens de resposta fechada de verdadeiro/falso
A classificação é atribuída de acordo com o nível de desempenho.
As respostas em que todas as afirmações sejam identificadas como verdadeiras ou como falsas são classificadas com zero pontos.

Itens de resposta aberta
Os critérios de classificação dos itens de resposta aberta apresentam-se organizados por níveis de desempenho. A cada nível de desempenho corresponde uma dada pontuação.
Se a resposta contiver informação contraditória em relação a qualquer um dos tópicos considerados correctos é invalidada a classificação do tópico em questão.
As respostas, desde que correctas, podem não apresentar exactamente os termos e/ou as expressões constantes dos critérios específicos de classificação, desde que a linguagem usada em alternativa seja adequada e rigorosa.
Nos itens de resposta aberta, as respostas que apresentem pontos de vista diferentes dos mencionados naqueles critérios mas que sejam considerados cientificamente válidos e devidamente fundamentados, devem também ser classificados. Nestes casos, os elementos cientificamente válidos devem ser classificados seguindo os mesmos procedimentos previstos para os descritores apresentados.

Itens de resposta aberta curta
A classificação a atribuir traduz a avaliação das competências específicas da disciplina e é atribuída de acordo com os níveis de desempenho a seguir descritos:
No caso em que a resposta não atinja o nível 1 de desempenho, a classificação a atribuir é zero pontos.

Itens de resposta aberta extensa
A classificação a atribuir traduz a avaliação simultânea das competências específicas da disciplina e das competências de comunicação escrita em língua portuguesa.
A avaliação das competências de comunicação escrita em língua portuguesa contribui para valorizar a classificação atribuída ao desempenho no domínio das competências específicas da disciplina. Esta valorização é cerca de 10% da cotação do item e faz-se de acordo com os níveis de desempenho a seguir descritos:
No caso de a resposta não atingir o nível 1 de desempenho no domínio específico da disciplina, a cotação a atribuir é zero pontos. Neste caso não pode ser atribuída a valorização inerente ao desempenho no domínio da comunicação escrita em língua portuguesa.

CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE CLASSIFICAÇÃO
I Grupo
1. C
2. A
3. A

II Grupo
1.1. C
1.2. Aplica-se a tabela 2 - A resposta deve contemplar os dois tópicos seguintes:
● A utilização dos fenómenos sísmicos para obter dados sobre a estrutura da Terra implica uma tecnologia avançada.
● Essa tecnologia só foi desenvolvida a partir do início do século XX.

2. Afirmações verdadeiras: A, B, D, G, H. Aplica-se a tabela 1.

III Grupo
1. Afirmações verdadeiras A, C, D, E e F. Aplica-se a tabela 1.
2. B
3. A
4. A
5. B
6. A resposta deve contemplar os seguintes tópicos:
• Região localizada num limite de convergência de placas, com vulcanismo associado à emissão de lapili e cinzas, cones acentuados e cobertos de gelo.
• Monitorização vulcânica através da instalação de aparelhos de medição (sismógrafos, clinómetros, gasómetros, gravímetros) para avaliar o risco de uma nova erupção.
• Ordenamento do território, de modo a não permitir habitabilidade em zonas de risco geológico.
Ou, em alternativa,
• Ordenamento do território, de modo a não permitir habitabilidade nas vertentes ou sopé do vulcão.
Ou, em alternativa,
• Remoção ou contenção dos materiais geológicos susceptíveis de escorregamento, de modo a prevenir uma nova catástrofe.
A classificação da resposta a este item é feita em função do enquadramento da mesma num dos níveis de desempenho, de acordo com a tabela 3.

IV Grupo
1. Afirmações verdadeiras A, D, E e F. Aplica-se a tabela 1.
2. C
3. A
4. Na classificação desta questão aplica-se a tabela 2.
A resposta deve conter os seguintes tópicos:
● Nos peixes a circulação é simples, passando o sangue apenas uma vez no coração em cada circuito.
● Depois de passar no coração e antes de se dirigir a todas as células do corpo do animal passa pelos capilares branquiais onde perde pressão.
5. D

V Grupo
1. B
2. A
3.1. C
3.2. B

VI Grupo
1. A
2. C
3. A
4. A resposta deve contemplar os seguintes tópicos:
• A elevada concentração de sais no solo provoca uma diminuição da pressão osmótica nas células da raiz.
• A diminuição da pressão osmótica faz com que a planta perca água por osmose em vez de a obter do solo.
• Sem água não ocorre a ascensão da seiva bruta até aos órgãos fotossintéticos pelo que não ocorre fotossíntese (a planta não produz matéria orgânica indispensável ao seu crescimento).
A classificação da resposta a este item é feita em função do enquadramento da mesma num dos níveis de desempenho, de acordo com a tabela 3.


Tabelas anexas
Tabela 1



Tabela 2



Tabela 3

Nota – No caso em que a resposta não atinja o nível 1 de desempenho no domínio específico da disciplina, a classificação a atribuir é zero pontos.

2 comentários:

Biologia e Geologia disse...

tentativa

A.Santos disse...

Gostaria de ver o teste diagnóstico completo.