terça-feira, 7 de outubro de 2008

Fase Mitótica em Células de Kamerman

Fase Mitótica em Células

Introdução

O ciclo celular é o processo pelo qual uma célula passa desde que nasce até que se divide. Este processo integra duas fases fundamentais – a interfase e a fase mitótica.
A interfase é a fase mais longa do ciclo celular, e a fase em que as células se encontram a maior parte do tempo. Esta fase integra três fases: fase G1, S e G2. esta fase é responsável pelo crescimento celular e duplicação do ADN.
A fase mitótica é a fase do ciclo celular onde ocorre duas divisões, a divisão do núcleo – mitose - e do citoplasma – citocinese. A mitose integra 4 fases: profase, metafase, anafase e telofase. Todas estas fases se caracterizam por um dados conjunto de fenómenos:
Profase – é a etapa mais longa da mitose, onde os filamentos de cromatina se condensam, originado umas estruturas grossas e curtas – os cromossomas – que vão ser constituídos por dois cromatídeos unidos por um centrómero, a membrana nuclear fragmenta-se e o nucléolo desaparece e por fim forma-se o fuso acromático nos pólos das células.
Metafase – é a etapa onde o fuso acromático se vai ligar aos centrómeros dos cromossomas, que já atingiram o encurtamento máximo, formando assim a placa equatorial, onde os cromossomas se dispõem voltados para o centro do plano com os braços voltados para fora.
Anafase – dá-se a fragmentação dos centrómeros, separando assim os cromatídeos, passando cada um destes a formar agora um cromossoma; as fibras do fuso acromático começam a encurtar levando assim os cromossomas para os pólos – ascensão polar.
Telofase – passa-se exactamente o contrário da profase, ou seja, a cromatina vai descondensar e alongar, o fuso acromático dissolve-se, a membrana nuclear irá reaparecer dispondo-se à volta dos cromossomas, formando assim dois núcleos novos.


Observações



Conclusão

Podemos distinguir as diferentes fases (profase, metafase, anafase e telofase) através de aspectos relevantes pertencentes aos acontecimentos de cada uma das fases:
Quando a célula se encontra na profase, é possível distinguir os seus cromossomas, os filamentos de cromatina enrolam-se, tornando-se cada vez mais curtos e mais grossos (condensação).
Quando a célula se encontra na metafase, pode-se observar a placa equatorial formada pelos cromossomas, estes estão prontos para se dividirem.
Quando a célula se encontra na anafase, as fibrilas ligadas aos cromossomas diminuem e estes começam a afastar-se para pólos opostos – ascensão polar.
Por fim quando a célula se encontra na telofase, pode-se observar a formação de dois núcleos, com a cromatina dispersa, os cromossomas descondensam-se e alongam-se, tornando-se menos visíveis.

Resta apenas salientar o incidente que aconteceu com o meu grupo – a fractura da lamela.

2 comentários:

antonio disse...

Com imagens é muito melhor, não é? Espero que assim tenham uma ideia mais precisa destes mecanismos que estão sempre a acontecer dentro de todos os seres vivos. Viram como é uma coreografia bonita. No meu tempo pensava~se que os micro-túbulos serviam para os cromatídeos sedeslocarem sobre eles, agora podem ver que eles puxam os cromatídeos.
Tragam perguntas para se poder falar destas coisas sem ser uma seca.
O Prof.

antonio disse...

Espero que tirem proveito da introdução do relatório que resume bem a matéria. Não deixem de a ler...
O Prof.