quarta-feira, 19 de novembro de 2008

relatorio do polipódio de Byakugan kamerman

Polypodium vulgare
Nome cientifico: Polipodium vulgare
L.Nome vulgar: Fentelha;
Feto-doce; Filipode; Polipódio;Polipódio-do-carvalho; Polipódio-do-Norte
Local: Vale do Pó

Este feto cresce em locais rochosos, bem drenados, gretas de rochas, muros, troncos de árvores, sobre almofadas de musgo... em locais frescos, com sombra ou meia-sombra.É natural da região eurosiberiana e das montanhas mediterrânicas.

Introdução

O polipódio é um feto muito comum no nosso país, predominando em locais húmidos e sombrios, tais como zonas arborizadas, base da árvores e muros velhos, etc.
Esta planta está presa ao solo por raízes provenientes do rizome, de onde partem também as folhas desenvolvidas com um limbo muito recortado.
Na época de reprodução, surgem, na parte inferior dos folíolos, pequenas estruturas arredondadas e verdes(Fig. 1). Estas estruturas vão se tornando amarelas à medida que vão amadurecendo, designando-se por soros ou esporângios (Fig.2). É nesta estruturas que vai ocorrer a germinação de esporos (Fig.2), considerando-se assim estruturas reprodutivas.
Os esporos são estruturas obtidas por meiose, e vão originar o protalo, aquando caídas na terra, devido ao rebentamento dos esporângios.
O protalo é uma estrutura verde, laminar, com cerca de 6mm a 1cm, que resulta da germinação dos esporos. O protalo, na sua face inferior, apresenta pêlos absorventes que lhe permitem a sua fixação ao solo e também a sua vida independente. É nestes pêlos absorventes e através dos anterídeos e dos arquegónios, que vão ser produzidos os gâmetas masculinos e femininos, respectivamente, os anterozóides e as oosferas, permitindo assim que, posteriormente, ocorra a fecundação, e se origine uma nova planta.
Pode se considerar que o polipódio é um ser haplodiplonte, uma vez que a duração da fase diplonte e da fase haplonte é a mesma, e a sua meiose é pré-espórica.
Assim o objectivo desta actividade experimental é a observação microscópica de um protalo resultante da germinação de esporos de polipódio.

Material
Utencilios para escavar
Dois exemplares de polipódios
adubo

procidimento

Com os utencilios dados pelo professor cavou-se dois buracos onde se colocou dois peças de um polipódios e enterrou-se. Colocou-se adubo e esperou-se uma semana.

Sem comentários: