segunda-feira, 29 de setembro de 2008

DNA – gene que através de duas propriedades replicação e Transcrição - determina os caracteres hereditários, além de transmiti-los de geração a geração.
O DNA existe principalmente no núcleo das células, onde aparece na constituição química dos cromossomas, ocorrendo ainda no nucléolo.

RNA - comanda a síntese de proteínas, processo onde actuam diferentes tipos de RNA.
O RNAr (ribossômico) associado a proteínas entra na constituição dos ribossomos, organóides celulares onde os anminoácidos se encadeiam para formar proteínas.
O RNAm (mensageiro) recebe do DNA, codificada, a sequência de aminoácidos transmitindo-a para os ribossomos. Finalmente, o RNAt (transportador) transfere os aminoácidos do hialoplasma para os ribossomos que os encadeiam.
As principais diferenças entre os ácidos DNA e RNA

"Filipa"

domingo, 28 de setembro de 2008

Relatório: Extracção de DNA de células vegetais - de Fábio Teixeira

Objectivo

Pretende-se conhecer técnicas de extracção de DNA das células.
E também compreender o processo necessário à extracção do DNA.


Introdução
O DNA ou ADN, é o ácido desoxirribonucleico, é um composto orgânico cujas moléculas contêm as instruções genéticas que coordenam o desenvolvimento e funcionamento de todos os seres vivos e alguns vírus. O seu principal papel é armazenar as informações necessárias para a construção das proteínas. Os segmentos de DNA que são responsáveis por carregar a informação genética são denominados genes. O restante da sequência de DNA está envolvido na regulação do uso da informação genética.

Figura 1-Uma cadeia de DNA.


Do ponto de vista químico, o DNA é um polímero constituído por nucleótidos, cujo cerne é formado por açúcares e fosfato intercalados por ligações covalentes (do tipo fosfodiéster).
Dentro da célula, o DNA é organizado numa estrutura chamada cromossoma e o conjunto de cromossomas de uma célula forma o cariótipo. Antes da divisão celular os cromossomas são duplicados através de um processo chamado replicação.
Os seres eucariontes como os animais, as plantas e os fungos têm o seu DNA dentro do núcleo, enquanto que os procariontes como as bactérias têm-no disperso na membrana plasmática.
O DNA é responsável pela transmissão das características hereditárias de cada espécie.
Em organismos vivos, o DNA não existe como uma molécula única (fita simples), mas sim como um par de moléculas firmemente associadas. As duas longas fitas de DNA enrolam-se formando uma dupla hélice (figura 1). Os nucleótidos estão presentes em ambas as fitas da dupla hélice, unidos com nucleótidos da mesma fita por ligações fosfodiéster e à fita complementar através de pontes de hidrogénio formadas pelas suas bases.
A dupla hélice do DNA é estabilizada por pontes de hidrogénio, entre as bases presas às duas fitas. As quatro bases encontradas no DNA são a adenina (A), a citosina (C), a guanina (G) e a timina (T).
A dupla hélice é uma espiral dextra. Como as fitas de DNA giram uma ao redor da outra, elas deixam espaços entre cada cerne de fosfato, revelando os sítios das bases que estão localizadas na parte interna.

Figura 2 e 3 – No topo (figura 2), está a combinação Guanina-Citosina com três pontes de hidrogénio. Em baixo, está a combinação Adenina-Timina com duas pontes de hidrogênio.


Material

-Kiwi;
- Almofariz;
- Bisturi;
- Banho-maria (37º);
- Gaze;
- Proveta;
- Lâminas e lamelas;
- Tubo de ensaio;
- Água destilada;
- Detergente da louça;
- Cloreto de sódio;
- Etanol;
- Fucsina básica;
- Microscópio óptico.


Procedimento

1.Após ter descascado um kiwi, este foi cortado em pequenos cubos e esmagado no almofariz.
2.Foi adicionada uma solução composta por:
-100 ml de H2O;
-10 ml de detergente da louça;
-3 g de NaCl.
3.Continuámos o processo de esmagamento.
4.A preparação foi colocada em banho-maria (37º) durante 15 minutos.
5.Foi filtrado, através da gaze de forma a obter 5 ml de líquido para um tubo de ensaio.
6.Foi adicionado à preparação, 5 ml de etanol 96% a 5ºC.
7.Deixámos repousar até observarmos a ascensão de uma camada gelatinosa.
8.E observámos ao microscópio, utilizando a fucsina básica.


Observação

Após ter-se colocado o etanol na mistura, foi possível observar os filamentos do DNA, apesar de não estar em perfeitas condições.


Discussão dos resultados

O objectivo desta actividade experimental foi cumprido, visto que não houve nenhuma falha no processo utilizado, sendo possível a observação do filamento do DNA retirado do kiwi.
Depois desta actividade experimental fiquei a saber qual a função dos reagentes (cloreto de sódio, detergente e etanol).
A adição do cloreto de sódio, no inicio da actividade, proporciona um ambiente favorável ao DNA, pois o cloreto de sódio contribui com iões positivos que neutralizam a carga negativa do DNA. E também, serve para ajudar a romper as paredes celulares.
O adicionamento do detergente afecta as membranas plasmáticas, pois elas são constituídas por lípidos e com a ruptura das mesmas, o conteúdo celular solta-se e dispersa-se na solução.
Já o etanol faz com que o DNA não se dissolva, provocando a sua separação da solução aquosa inicialmente preparada, elevando-se para a camada alcoólica.
Isto acontece porque o DNA é menos denso que a água e que a mistura, fazendo com que este se mova lentamente para a superfície, em direcção ao etanol, deixando aparecer os pequenos filamentos.
Estes juntam-se através do etanol, formando uns filamentos esbranquiçados (DNA).
Quando por ultimo agitámos a mistura que continha o DNA, este soltou-se e precipitou-se.
Assim pude concluir que a molécula do DNA: é pouco solúvel, muito pouco densa, e que possui ligações muito fracas, isto porque estas são feitas através de pontes de hidrogénio (as ligações através do hidrogénio são pouco intensas do ponto de vista energético).

sábado, 27 de setembro de 2008

diferenças entre RNA e DNA - de kamerman

DNA e RNA

--------------------------------------------------------------------------------

DNA - é o gene que através de duas propriedades replicação e Transcrição - determina os caracteres hereditários, além de transmiti-los de geração a geração. O DNA existe principalmente no núcleo das células, onde aparece na constituição química dos cromossomos, ocorrendo ainda no nucléolo. Também já foi localizado nos seguintes organóides: cloroplastos, mitocôndrias e centriolo.

RNA - comanda a síntese de proteínas, processo onde atuam diferentes tipos de RNA. Assim, O RNAr (ribossômico) associado a proteínas entra na constituição dos ribossomos, organóides celulares onde os anminoácidos se encadeiam para formar proteínas. O RNAm (mensageiro) recebe do DNA, codificada, a seqüência de aminoácidos transmitindo-a para os ribossomos. Finalmente, o RNAt (transportador) transfere os aminoácidos do hialoplasma para os ribossomos que os encadeiam. ORNA é sintetizado no núcleo, acaba migrando para o citoplasma.

As principais diferenças entre os ácidos DNA e RNA


DNA
RNA

Pentose
Desoxirribose
Ribose

Bases púricas
Adenina e Guanina
Adenina e Guanina

Bases pirimídicas
Citosina e Timina
Citosina e Uracila

Estruturas
Duas cadeias Helicoidais
Uma cadeia

Enzima hidrolítica
Desoxirribonuclease (DNAase)
Ribonuclease (RNAase)

Origem
Replicação
Transcrição

Enzima sintética
DNA - polimerase
RNA - polimerase

Função
Informação genética
Síntese de proteínas

Relatório Rosana

Experiencia na sala de aula : Relatório

Indice
Introdução
Material
Procedimento
Conclusão
Introdução

Nesta aula realizamos uma experiencia com um kiwi e um limão, apesar do kiwi ter sido bastante mais aprofundado do que o Limão (independentemente disso, conseguimos obter melhores resultados no Limão que foi menos aprofundado). Como todos sabemos, o DNA ou ADN são moléculas que transportam tudo o que é necessário para qualquer parte do nosso corpo e como tal são imprescindiveis.

Material


• Kiwi ; Limão
• Bisturi
• Pipeta
• Copos com medida ate 100ml
• Entre outros mencionados na ficha

Procedimentos

Começamos por, com o bisturi, retirar a casca do kiwi e de seguida cortá-lo em cubos e esmagálo. Com um tubo, um ‘funil’ e uma folha de papel dentro do mesmo,e despejamos o liquido do kiwi para dentro e aguardamos ate ficar o tubo com liquido suficiente. Após ter-mos colocado agua distilada, alcool, sal e detergente para a loiça, metemos a experiencia na estufa a 37ºc, no final obtivemos não muito nitido o DNA. O mesmo processo ocorreu para o Limão, mas este aparentou um resultado muito melhor, pois o ADN ficou muito mais visivel a olho nú que o kiwi.

Conclusão

O objectivo era observar-mos o ADN apóso ter-mos extraído do kiwi ou limão, concluindo com sucesso esse objectivo, pois mesmo que mais nitido num que noutro foi possivel visualizar com alguma facilidade o resultado pretendido. Anexo uma foto tirada por Mauro Ribeiro através do microscopio:

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

DNA


[Composição mais simples do DNA, Rosana]

Estrutura do RNA


[Publicado por, Rosana]

Glossário

DNA=ADN - Ácido desoxirribonucleico;

RNA=ARN - ácido ribonucleico;

Ácidos nucleicos- polimeros formados por nucleótidos e que se, encontram principalmente no nucleo e que são responsáveis pela informação nos seres vivos;

Nucleótidos- munomero dos ácidos nucleicos formado por um grupo fosfato, um açucar e uma base azutada;

Nucleósido- Formado pelo açucar e pela base azutada;

Bases azutadas dos AN- timina, admina, guanina, citosina e uracilo (RNA);

Açucares dos AN- ribose (RNA) e disóxirribose (DNA);

Diferenças entre DNA e RNA:
DNA- tem como bases - timina, admina, guanina e citosina
RNA- tem como bases - citosina, guanina, admina e uracilo
DNA- desoxirribóse como açucar
RNA- ribose como açucar
DNA- tem uma dupla hélice
RNA- é uma sequência simples (polimenro simples)

Cariótipo- conjunto de cromossomas da espécie

Genoma- conjunto dos génes da espécie

Géne- porção do DNA responsável pela informação de uma caracteristica;

Codão=Tripleto - conujnto de três nucleótidos com informação para um aminoácido;

Replicação- é o processo de multiplicação do DNA;

Replicação semi-conservativa - processo caracteristico da duplicação do DNA que faz com que as duas moléculas filhas tenham cada uma, uma cadeia da molécula mãe;

Bases púricas (adnina e guanina) moléculas com dois aneis;

Bases pirimidinicas (citosina, timina e uracilo)- molécula com um só anél;

RNAm(RNA mensageiro) - molécula que se forma á conta do DNA e que saí do nucleo com infornmação para a sintese das próteinas;

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Aula de hoje... (DNA)

Estava á procura de alguma coisa sobre
a aula de hoje (DNA) para postar aqui,
e encontrei um vídeo muito giro e pelo
menos para mim foi útil... :)
(na montagem das letrinhas) lol.

Encontrei apenas na versão Inglês,
mas as imagens são ilucidativas! :)

Se tiveres interesse, clique no link abaixo:
http://www.youtube.com/watch?v=DZzuNpEwkvg

Espero ter ajudado na matéria ou pelo menos
não te deixar esquecer esse assunto! ;) haha!

- Ótima noite á todos! Beijinhos
Priscylla.
=**

frederick griffith - de kamerman


Frederick Griffith foi um médico militar britânico, especialista em microbiologia. Nasceu em 1881, em Hale e faleceu em 1941. É conhecido pelo Experimento de Griffith, através do qual ele descobriu o Princípio Genético da Transformação, que posteriormente ficou conhecido como DNA.

[editar] O Experimento de Griffith
Uma observação perturbadora foi feita por Griffith no decurso de experiências com a bactéria Streptococcus pneumoniae em 1928 (que ele pesquisava em busca de uma vacina para a pneumonia, doença comum no período após a 1ª Guerra Mundial). Esta bactéria, que causa pneumonia aos humanos, é normalmente letal no caso dos ratos. No entanto, diferentes estirpes desta espécie bacteriana desenvolveram-se de forma a terem diferente virulência (capacidade de causar doença e/ou morte). Na sua experiência, Griffith usou duas estirpes que são distinguíveis pela aparência das suas colónias quando crescidas em culturas laboratoriais. Numa das estirpes, um tipo virulento normal, as células estão cobertas por uma cápsula de polissacárido, dando às colónias uma aparência lisa (smooth): daí chamar-se S a esta estirpe. Na outra estirpe estudada por Griffith, um tipo mutante, não virulento, que cresce nos ratos mas não é letal, a cápsula está ausente, dando a estas colónias um aspecto rugoso (rough), sendo esta estirpe chamada de R.
Griffith matou algumas células virulentas, fervendo-as, e injectou-as nos ratos. Os ratos sobreviveram, mostrando que as carcaças das células não causam a morte. No entanto, ratos injectados com uma mistura de células virulentas mortas pelo calor e células não virulentas vivas morreram. Mais surpreendente ainda, células vivas podiam ser recuperadas dos ratos mortos; estas células davam colónias lisas e eram virulentas após injecção subsequente. De alguma forma, os destroços das células S mortas, converteram as células R vivas a células S vivas. Griffith chamou o processo de transformação.

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

estrutura do dna: por kamerman








Estrutura do DNA
O DNA é formado de ácido desoxirribonucleico. As fitas de DNA são longos polímeros formados por milhões de nucleótidos ligados uns aos outros. Individualmente, os nucleótidos são bastante simples, consistindos de três partes distintas:
Uma das quatro bases azotadas
Desoxirribose (um açúcar de 5 carbonos)
Um grupo fosfato
A imagem abaixo mostra uma representação simplificada de um nucleótido. P representa a molécula de fosfato, S representa o açúcar (desoxirribose), e B representa uma das quatro bases azotadas.
A estrutura do grupo fosfato é mostrada abaixo.
1.Bases Azotadas
As quatro bases azotadas são:
Adenina
Guanina
Citosina
Timina
A denominação dos nucleótidos depende da base azotada que o compõe. O nome dos quatro nucleótidos do DNA são adenina, guanina, citosina e timina. Eles serão referidos como A, G, C, e T respectivamente.
Adenina e guanina são classificadas como purinas, pois elas são moléculas compostas por dois anéis. Citosina e timina são classificadas como pirimidinas pois elas são moléculas formadas por um único anel. Diagramas estruturais das quatro bases são mostradas na tabela abaixo
Nome do nucleótido
Adenina
Guanina
Timina
Citosina
Base
Adenina (A)
Guanina (G)
Timina (T)
Citosina (C)
Purina/Pirimidina
Purina
Purina
Pirimidina
Pirimidina
Estrutura Química *
Representação Simplificada
Base
Adenina
Guanina
Timina
Citosina
* C = Carbono, N = Azoto, O = Oxigénio. Uma única linha entre os átomos representa uma ligação simples. Duas linhas entre os átomos representam uma ligação dupla.
Uma purina se liga a uma pirimidina no DNA para formar um par de base. Adenina e timina ligam-se uma à outra para formar um par de base A-T. Igualmente, guanina e citosina ligam-se uma à outra para formar um par de base G-C. As bases permanecem unidas por fracas pontes de hidrogénio, e são estas pontes de hidrogénio as responsáveis pela manutenção da estrutura de dupla hélice do DNA. Uma imagem ilustrando como os pares de base se unem por pontes de hidrogénio é mostrada abaixo (As linhas azuis representam as pontes de hidrogénio).


2. Desoxirribose
Desoxirribose é um açúcar de cinco carbonos, e para compreender inteiramente muitos dos conceitos que serão apresentados a seguir é preciso conhecer a estrutura da desoxirribose. Uma representação visual do açúcar e como se relaciona com os outros dois componentes de um nucleótido é mostrada na figura abaixo.
Os carbonos da desoxirribose são numerados sequencialmente da direita para a esquerda. O primeiro carbono é 1' (lê-se como um linha), o segundo é 2' (dois linha), e assim sucessivamente. A base azotada liga-se ao carbono 1', e o grupo fosfato ao carbono 5'. O nucleótido abaixo é ligado covalentemente ao carbono 3'. Isto permite que uma longa fita seja construída. Um exemplo de uma fita única de DNA é mostrada abaixo.
Ao invés de sempre ver um diagrama molecular enorme de uma fita de DNA, o que vemos frequentemente é uma sequência de letras, tais como " ATCTTAG ". Esta sequência representa que bases estão em um determinado lado de uma fita de DNA. A sequência acima (ATCTTAG) representa a fita: adenina-timina-citosina-timina-timina-adenina-guanina."
O DNA tem duas fitas. Os nucleotídeos que estão em uma fita, correspondem à sequência dos nucleótidos da outra fita devido à maneira como ocorre o emparelhamento das bases (A com T, G com C). As duas fitas são complementares. Elas não são idênticas, mas se complementam perfeitamente.
Além disso, deve-se notar que as duas fitas são antiparalelas. Isso significa que correm em sentidos opostos. Uma fita começa com 5' e termina com 3' enquanto a outra começa com 3' e termina com 5'. Por convenção a fita de sentido 5' --> 3 ' é colocada na esquerda num desenho bidimensional. A figura abaixo dá um exemplo visual deste conceito e também mostra como as fitas são complementares.



terça-feira, 23 de setembro de 2008



extracção do kiwi

Extracção do DNA do Kiwi


Índice

Material
Introdução
Discussão dos resultados
Conclusão


Material

O material utilizado e o modo de proceder na experiência estão de acordo com o manual.


Introdução

O DNA é a molécula da vida que transporta a informação necessária ao cuidado e manutenção de um organismo qualquer. O DNA e a abreviatura de ácido desoxirribonucleico. As moléculas de DNA são geralmente cadeias muito longas, constituídas por muitos componentes ligados uns aos outros. O suporte de cada cadeia é uma sequência repetida de grupos alternados de fosfatos e açúcares. Mas o que interessa para a vida é que cada uma das unidades de açúcar da cadeia tem uma de quatro unidades químicas diferentes possíveis que sobressaem de cada um dos lados da cadeia. Estas moléculas, chamadas bases, são a adenina (A), citosina (C), guanina (G) e timina (T). Duas dessas cadeias juntam-se formando a dupla hélice.


Resultados

Ao derramar-mos o álcool no extracto de kiwi começaram a notar-se a pouco e pouco fitas brancas muito finas de DNA, mas como não eram bem visíveis deixamos repousar e observamos dias depois.
As células tiveram de ser bem esmagadas para conseguirmos o maior número possível das mesmas.

Porque utilizámos sal?

Utilizamos sal para ajudar a manter as proteínas dissolvidas no líquido extraído, impedindo que elas precipitem com o DNA. O sal também dá um ambiente favorável ao DNA, e contribui com iões positivos que neutralizam a carga negativa.

Porque utilizámos detergente?

O detergente ajuda a dissolver a bicamada lipídica que compõe a membrana plasmática e as membranas dos organelos.

Porque utilizamos o álcool?

Utilizamos o álcool porque o DNA não é solúvel neste composto e por outro lado ajuda a remover as “história” do DNA.


Conclusão

Os objectivos do nosso trabalho era remover e observar o DNA das células vegetais do kiwi, obtendo com sucesso a extracção do DNA e observação do mesmo.

As células

A célula representa a menor porção de matéria viva dotada da capacidade de auto-duplicação independente. São as unidades estruturais e funcionais dos organismos vivos. Podem ser comparadas aos tijolos de uma casa. Cada tijolo seria como uma célula. Alguns organismos, tais como as bactérias, são unicelulares (consistem em uma única célula). Outros organismos, tais como os seres humanos, são pluricelulares.
Os seres humanos possuem aproximadamente 100 trilhões células; um tamanho de célula típico é o de 10 µm; uma massa típica da célula é 1 nanograma. A maior célula conhecida é o ovo de avestruz.
Em 1837, antes de a teoria final da célula estar desenvolvida, um cientista tcheco de nome Jan Evangelista Purkyňe observou “pequenos grãos” ao olhar um tecido vegetal através de um microscópio.
A teoria da célula, desenvolvida primeiramente em 1839 por Matthias Jakob Schleiden e por Theodor Schwann, indica que todos os organismos são compostos de uma ou mais células. Todas as células vêm de células preexistentes. As funções vitais de um organismo ocorrem dentro das células, e todas elas contêm informação genética necessária para funções de regulamento da célula, e para a para transmitir a informação para a geração seguinte de células.
A palavra "célula" vem do latim: cellula (quarto pequeno). O nome descrito para a menor estrutura viva foi escolhido por Robert Hooke. Em um livro que publicou em 1665, ele comparou as células da cortiça com os pequenos quartos onde os monges viviam.

sexta-feira, 19 de setembro de 2008


Teste diagnóstico

ESCOLA SECUNDÁRIA IBN MUCANA
20 Anos ao Serviço da Educação – 1988/ 2008

ANO LECTIVO 2008/09


DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS
TESTE DE AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA
DISCIPLINA: Biologia e Geologia


11º ANO

Duração: 90 min


I
A figura 1 representa um corte geológico, bastante simplificado e sem preocupações de escala, da região da serra de Sintra, cuja história geológica ficou marcada por uma intrusão magmática – maciço de Sintra – que deformou as rochas encaixantes preexistentes. Nos locais indicados pelas letras A, B, e D foram encontrados fósseis, alguns dos quais estão referenciados na figura.
Figura 1















1. (6 pontos) Seleccione a alternativa que permite preencher os espaços, de modo a obter uma afirmação correcta.
A falha (f) representada na figura 1 é mais _____ que a camada que contém pegadas de dinossáurios e mais _____ que a camada sedimentar constituída por calcários e margas.

(A) antiga […] recente
(B) antiga […] antiga
(C) recente […] recente
(D) recente […] antiga

2. (7 pontos) A tabela seguinte apresenta dados relativos aos isótopos mais utilizados em radiometria.
Seleccione a alternativa que completa correctamente a afirmação seguinte:

Numa análise às rochas que constituem o Maciço de Sintra verificou-se que continham 6,25% de Chumbo-207 e 93,75% de Urânio-235. Estes dados permitiram calcular a idade do maciço de Sintra que será aproximadamente:

(A) 88 M.a.
(B) 355 M.a.
(C) 710 M.a.
(D) 1420 M.a.

Isótopos
Período de semi-transformação
Original
Transformado
Carbono-14
Azoto-14
5730 a.
Urânio-235
Chumbo-207
710 M.a.
Tório-232
Chumbo-208
14 000 M.a.
Rubídio-87
Estrôncio-87
47 000 M.a.
a - anos
M.a. – milhões de anos












3. (6 pontos) Seleccione a alternativa que permite preencher os espaços, de modo a obter uma afirmação correcta.
Os calcários mais antigos, que contêm fósseis de amonites, podem por metamorfismo _____ originar _____.

(A) de contacto […] mármore
(B) de contacto […] ardósia
(C) regional […] mármore
(D) regional […] ardósia

II

1. Só no início do século XX e graças à sismologia foi possível determinar a estrutura interna da Terra. As ondas sísmicas propagam-se em todas as direcções e chegam à superfície depois de terem atravessado meios com propriedades físico-químicas variadas.

1.1. (6 pontos) Seleccione a alternativa que completa correctamente a afirmação seguinte:

A constatação de que existe uma diferença entre a velocidade de propagação das ondas P nos oceanos e nos continentes permite considerar a existência de uma crosta subdividida. Esta variação deve-se `existência de uma…

(A) … crosta continental rica em silício e magnésio e uma crosta oceânica rica em silício e alumínio.
(B) … crosta dinâmica continuamente em movimento devido à existência de placas tectónicas.
(C) … crosta continental rica em silício e alumínio e uma crosta oceânica rica em silício e magnésio.
(D) … descontinuidade entre a crosta oceânica e a crosta terrestre.

1.2. (12 pontos) A ocorrência de terramotos e de maremotos tem sido uma constante ao longo da história da humanidade. O Colosso de Rodes, uma enorme estátua de Apolo, foi destruído em 224 AC por um grande terramoto que ocorreu na Grécia. Em 1755 Lisboa foi destruída pelo maior terramoto de que há memória na história de Portugal.
Explica porque apenas a partir do século XX foi possível usar os dados da sismologia para o estudo da estrutura interna da Terra?

2. (9 pontos) Classifique como verdadeira (V) ou falsa (F) cada uma das seguintes afirmações relacionadas com a estrutura interna da Geosfera:

A – A pressão aumenta com a profundidade. A quantificação da variação da pressão por quilómetro de profundidade chama-se gradiente geobárico.
B – Deve-se admitir que no interior do globo existem materiais muito densos, dado que a densidade média do planeta é 5,5 e a densidade dos materiais da crosta é menor.
C – A velocidade das ondas sísmicas diminui com a profundidade e com o aumento da densidade.
D – Por comparação com a composição de alguns meteoritos admite-se que o núcleo da Terra tenha uma composição ferroniquélica.
E – A análise pormenorizada do comportamento das ondas sísmicas permitiu identificar a astenosfera como zona de altas velocidades.
F – Para a definição dos modelos da estrutura interna da geosfera utilizam-se apenas dados da sismologia.
G – A superfície de separação dos núcleos externo e interno designa-se descontinuidade de Lehman.
H – A litosfera é a camada que compreende a parte mais exterior do manto e a crosta. A sua espessura é diferente ao nível dos oceanos e dos continentes.
III
A Colômbia é um país da América do Sul localizado num limite de convergência de placas. Possui vulcões activos, entre os quais, o Nevado del Ruiz. No dia 13 de Novembro de 1985, o vulcão entrou em erupção, tendo levado ao deslizamento de massas que provocaram a morte de 25 mil pessoas, transformando-se no pior desastre natural do país. Este vulcão, com 5389 metros de altitude, cujo cume está coberto de neve desde os 4900 metros, libertou, para além dos fluxos piroclásticos, grande quantidade de calor responsável pelo degelo das massas de água que o cobriam. A água e os piroclastos originaram um fluxo de lamas, fenómeno conhecido por lahar, que escorreram a grande velocidade pelas linhas de água, provocando efeitos devastadores. Uma hora depois de ter entrado em erupção começaram a cair cinzas vulcânicas e lapili, na cidade de Armero, localizada a 45 km da cratera vulcânica. O dia escureceu bastante e choveu intensamente. A cidade de Ambalema, situada no vale do rio Lagunilla, a 80 km da cratera, sofreu esta catástrofe quatro horas após o início da erupção principal. A área do vale mais próxima do rio Lagunilla ficou coberta por um manto de lama cujo volume foi estimado em 300 milhões de metros cúbicos.


1. (9 pontos) Classifique como verdadeira (V) ou falsa (F) cada uma das afirmações seguintes, relativas à caracterização do lahar.
(A) O lahar é um fluxo de lamas onde os piroclastos ficam instáveis pela saturação com água.
(B) O lahar é um fenómeno que só pode ser observado em vulcões com lavas fluidas.
(C) A elevada densidade das massas em deslocação permite o transporte de grandes blocos rochosos.
(D) O fluxo de lamas é função das características geológicas, topográficas e climáticas da região.
(E) As lamas em movimento possuem grande poder erosivo, devido às elevadas pressões que exercem.
(F) No lahar, a acção da água é determinante, porque faz diminuir o atrito e aumentar o peso.
(G) A deslocação é lenta, porque o movimento em massa arrasta detritos de grandes dimensões.
(H) À medida que se desloca no vale, vai perdendo resistência interna e deposita primeiro os blocos menores.

2. (6 pontos) Seleccione a alternativa que preenche os espaços na frase seguinte, de modo a obter uma afirmação correcta.
Os movimentos em massa são _______ pelas grandes amplitudes térmicas, pelo declive acentuado e pela natureza _______ dos materiais do substrato rochoso da vertente.
(A) potenciados (…) permeável
(B) potenciados (…) impermeável
(C) inibidos (…) permeável
(D) inibidos (…) impermeável

3. (6 pontos) Seleccione a alternativa que completa a frase seguinte, de modo a obter uma afirmação correcta.
Os movimentos em massa são modeladores do relevo da superfície terrestre, porque actuam como…
(A) … agentes de erosão, de transporte e de deposição.
(B) … forças que provocam o aparecimento de falhas.
(C) … forças que provocam a formação de dobras.
(D) … agentes de meteorização e factores climáticos.

4. (6 pontos) Seleccione a alternativa que preenche os espaços na frase seguinte, de modo a obter uma afirmação correcta.
O vulcão descrito emite lava _______ e forma cones elevados, de vertentes _______.
(A) intermédia (…) acentuadas.
(B) básica (…) acentuadas.
(C) básica (…) suaves.
(D) intermédia (…) suaves.
5. (6 pontos) Seleccione a alternativa que preenche os espaços na frase seguinte, de modo a obter uma afirmação correcta.
O magma é classificado em função da sua temperatura e da sua _______, correspondendo a uma mistura silicatada, em fusão, _______ gases dissolvidos.
(A) composição química (…) sem
(B) composição química (…) com
(C) localização (…) sem
(D) localização (…) com

6. (20 pontos) A ocupação antrópica de locais próximos dos vulcões torna as populações vulneráveis e potencia a perda de vidas humanas.
Relacione as medidas de prevenção que devem ser tomadas para evitar novas tragédias, com as características geológicas da região do Nevado del Ruiz.

IV
A Figura 2 representa, esquematicamente, um conjunto de relações alimentares que se estabelecem entre seres vivos de um ecossistema.





















Figura 2

1. (9 pontos) Classifique como verdadeira (V) ou falsa (F) cada uma das afirmações seguintes, relativas à obtenção de matéria pelos seres vivos indicados no esquema da Figura 2.

(A) A matéria ingerida pela raposa sofre digestão extracelular e intracorporal.
(B) A digestão de alimentos pelo gafanhoto é realizada após ingestão e absorção dos nutrientes.
(C) A minhoca ingere cogumelos, que digere num tubo digestivo incompleto.
(D) A aranha serve de alimento à rã, que a digere num tubo digestivo com duas aberturas.
(E) As plantas fixam o dióxido de carbono para a produção de compostos orgânicos.
(F) Os cogumelos absorvem os restos de outros seres, após digestão extracorporal.
(G) No gafanhoto, ocorre digestão extracelular seguida de digestão intracelular.
(H) A cobra apresenta uma cavidade gastrovascular que se prolonga por todo o seu corpo.
2. (6 pontos) Seleccione a alternativa que completa a frase seguinte, de modo a obter uma afirmação correcta.
Se a população de cobras sofresse uma diminuição brusca no número de indivíduos, numa primeira fase, aumentaria a população de…
(A) … estorninhos.
(B) … gafanhotos.
(C) … rãs.
(D) … aranhas.

3. (6 pontos) As afirmações seguintes dizem respeito às características das superfícies respiratórias de alguns animais indicados na Figura 2.
Seleccione a alternativa que as avalia correctamente.

1. Na rã, a troca de gases com o ambiente realiza-se por difusão directa.
2. Na raposa, as superfícies respiratórias são húmidas e bem vascularizadas.
3. Na minhoca, o sistema circulatório intervém na troca de gases com o ambiente.

(A) 2 e 3 são verdadeiras; 1 é falsa.
(B) 1 e 2 são verdadeiras; 3 é falsa.
(C) 3 é verdadeira; 1 e 2 são falsas.
(D) 1 é verdadeira; 2 e 3 são falsas.

4. (12 pontos) Nos peixes, o sangue que se dirige para os diferentes órgãos flui sob baixa pressão, enquanto nos mamíferos e nas aves o sangue que se dirige para os diferentes órgãos flui sob pressão mais elevada.

Explique as diferenças apresentadas.

5. (6 pontos) Seleccione a alternativa que preenche os espaços de forma a obter uma afirmação correcta.

Nos anfíbios a circulação é _____, sendo a aurícula esquerda atravessado por sangue _____.

(A) completa […] arterial
(B) incompleta […] venoso
(C) completa […] venoso
(D) incompleta […] arterial



V

No Verão de 1856, Louis Pasteur foi confrontado por Bigot, pai de um dos seus alunos, com um problema que afligia muitos industriais da zona de Lille. Bigot dedicava-se à produção de álcool (etanol) a partir da fermentação dos açúcares da beterraba. Por vezes, verificava-se que, em algumas cubas, o sumo não se transformava em etanol e acabava mesmo por azedar, devido à acumulação de ácido láctico. Na tentativa de resolver esse problema, Pasteur recolheu duas amostras:
Amostra 1 – líquido recolhido de uma cuba onde se formou etanol.
Amostra 2 – líquido recolhido de uma das cubas cujo conteúdo azedou.
Estas amostras foram observadas ao microscópio. Na amostra 1, Pasteur encontrou apenas leveduras (fungos unicelulares). Na amostra 2, observou um pequeno número de leveduras e um grande número de bactérias.
Em observações posteriores, Pasteur confirmou que só se verificava a presença de bactérias nas cubas cujo conteúdo azedava, e que o número de bactérias era tanto maior, quanto mais azedo o conteúdo da cuba. Quando terminou a investigação, Pasteur concluiu que as leveduras utilizavam o açúcar da beterraba para produzir etanol, e que as bactérias o utilizavam para produzir ácido láctico.

1. (6 pontos) Pasteur pensou que a presença de células vivas era fundamental para a ocorrência de fermentação.
Seleccione a alternativa que completa correctamente a afirmação seguinte.
Para poder tirar aquela conclusão, ele teria que comparar as observações das amostras 1 e 2 com a observação de uma amostra de sumo de beterraba (mantido em cuba tapada, a temperaturas favoráveis à ocorrência de fermentação) que…

(A) … fosse retirada de uma cuba cujo conteúdo tivesse azedado.
(B) … tivesse sido submetida a filtração, removendo as células vivas.
(C) … tivesse tantas leveduras como bactérias.
(D) … fosse retirada de uma cuba onde se tivesse obtido etanol.

2. (6 pontos) Seleccione a alternativa que permite preencher os espaços e obter uma afirmação correcta.
As células de leveduras e de bactérias apresentam _____ e _____.

(A) ribossomas […] membrana plasmática
(B) membrana plasmática […] núcleo
(C) mitocôndrias […] ribossomas
(D) núcleo […] mitocôndrias

3. Em finais do séc. XIX, Eduard Büchner efectuou um conjunto de experiências com extracto de levedura, obtido por trituração de leveduras e posterior filtração dos resíduos celulares remanescentes. A este extracto adicionou uma solução aquosa açucarada. Passado algum tempo, detectou na solução a presença de etanol e a libertação de dióxido de carbono.

3.1. (6 pontos) Seleccione a alternativa que completa correctamente a afirmação seguinte.
Com esta experiência, Büchner poderia testar a seguinte hipótese:

(A) a concentração de açúcar influencia o rendimento energético da fermentação.
(B) a temperatura é um dos factores limitantes do processo de fermentação.
(C) a fermentação pode ocorrer na ausência de leveduras.
(D) a fermentação é um processo que ocorre apenas na ausência de oxigénio.

3.2. (6 pontos) Seleccione a alternativa que completa correctamente a afirmação seguinte.
Para que os resultados da experiência de Büchner possam provar que a ocorrência de fermentação está, de alguma forma, relacionada com a intervenção de seres vivos (ou seus derivados), seria necessária a introdução, no procedimento, de um dispositivo que contivesse…
(A) … leveduras numa solução açucarada.
(B) … unicamente uma solução açucarada.
(C) … extracto de levedura numa solução açucarada.
(D) … exclusivamente leveduras.

VI
A figura 4 representa esquematicamente cortes de algumas estruturas vegetais.







Figura 4

1. (6 pontos) Seleccione a alternativa que permite preencher os espaços, de modo a obter uma afirmação correcta.
No esquema I, o estado de _____ das células-guarda é consequência de um processo de osmose desencadeado _____ da pressão osmótica nestas células.
(A) turgescência […] pelo aumento
(B) turgescência […] pela diminuição
(C) plasmólise […] pelo aumento
(D) plasmólise […] pela diminuição

2. (6 pontos) Seleccione a alternativa que permite preencher os espaços, de modo a obter uma afirmação correcta.
No esquema II, o tecido assinalado com o número _____, onde predominam células mortas, transporta seiva _____.
(A) 1 […] elaborada
(B) 2 […] bruta
(C) 1 […] bruta
(D) 2 […] elaborada

3. (6 pontos) Seleccione a alternativa que completa correctamente a afirmação seguinte.
Os esquemas II e III constituem representações esquemáticas de cortes…
(A) …transversais de um caule e de uma raiz, respectivamente.
(B) …longitudinais de uma caule e de uma raiz, respectivamente.
(C) …transversais de uma raiz e de um caule, respectivamente.
(D) …longitudinais de uma raiz e de um caule, respectivamente.

4. (20 pontos) Muitos dos solos localizados em zonas costeiras apresentam uma elevada concentração salina. Este facto impossibilita o crescimento da maior parte das plantas, condicionando assim a actividade agrícola, uma vez que se verifica uma indisponibilidade de água para essas culturas.
Explique a razão dessa impossibilidade de produção agrícola mesmo quando a quantidade de água no solo é abundante.



FIM






















CRITÉRIOS GERAIS DE CLASSIFICAÇÃO


As classificações a atribuir às respostas são expressas em números inteiros e resultam da aplicação dos critérios de classificação relativos a cada tipologia de itens.

Itens de resposta fechada de escolha múltipla
As respostas em que é assinalada a alternativa correcta são classificadas com a cotação total do item. As respostas incorrectas são classificadas com zero pontos. Não há lugar a classificações intermédias.

Itens de resposta fechada de verdadeiro/falso
A classificação é atribuída de acordo com o nível de desempenho.
As respostas em que todas as afirmações sejam identificadas como verdadeiras ou como falsas são classificadas com zero pontos.

Itens de resposta aberta
Os critérios de classificação dos itens de resposta aberta apresentam-se organizados por níveis de desempenho. A cada nível de desempenho corresponde uma dada pontuação.
Se a resposta contiver informação contraditória em relação a qualquer um dos tópicos considerados correctos é invalidada a classificação do tópico em questão.
As respostas, desde que correctas, podem não apresentar exactamente os termos e/ou as expressões constantes dos critérios específicos de classificação, desde que a linguagem usada em alternativa seja adequada e rigorosa.
Nos itens de resposta aberta, as respostas que apresentem pontos de vista diferentes dos mencionados naqueles critérios mas que sejam considerados cientificamente válidos e devidamente fundamentados, devem também ser classificados. Nestes casos, os elementos cientificamente válidos devem ser classificados seguindo os mesmos procedimentos previstos para os descritores apresentados.

Itens de resposta aberta curta
A classificação a atribuir traduz a avaliação das competências específicas da disciplina e é atribuída de acordo com os níveis de desempenho a seguir descritos:
No caso em que a resposta não atinja o nível 1 de desempenho, a classificação a atribuir é zero pontos.

Itens de resposta aberta extensa
A classificação a atribuir traduz a avaliação simultânea das competências específicas da disciplina e das competências de comunicação escrita em língua portuguesa.
A avaliação das competências de comunicação escrita em língua portuguesa contribui para valorizar a classificação atribuída ao desempenho no domínio das competências específicas da disciplina. Esta valorização é cerca de 10% da cotação do item e faz-se de acordo com os níveis de desempenho a seguir descritos:
No caso de a resposta não atingir o nível 1 de desempenho no domínio específico da disciplina, a cotação a atribuir é zero pontos. Neste caso não pode ser atribuída a valorização inerente ao desempenho no domínio da comunicação escrita em língua portuguesa.

CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE CLASSIFICAÇÃO
I Grupo
1. C
2. A
3. A

II Grupo
1.1. C
1.2. Aplica-se a tabela 2 - A resposta deve contemplar os dois tópicos seguintes:
● A utilização dos fenómenos sísmicos para obter dados sobre a estrutura da Terra implica uma tecnologia avançada.
● Essa tecnologia só foi desenvolvida a partir do início do século XX.

2. Afirmações verdadeiras: A, B, D, G, H. Aplica-se a tabela 1.

III Grupo
1. Afirmações verdadeiras A, C, D, E e F. Aplica-se a tabela 1.
2. B
3. A
4. A
5. B
6. A resposta deve contemplar os seguintes tópicos:
• Região localizada num limite de convergência de placas, com vulcanismo associado à emissão de lapili e cinzas, cones acentuados e cobertos de gelo.
• Monitorização vulcânica através da instalação de aparelhos de medição (sismógrafos, clinómetros, gasómetros, gravímetros) para avaliar o risco de uma nova erupção.
• Ordenamento do território, de modo a não permitir habitabilidade em zonas de risco geológico.
Ou, em alternativa,
• Ordenamento do território, de modo a não permitir habitabilidade nas vertentes ou sopé do vulcão.
Ou, em alternativa,
• Remoção ou contenção dos materiais geológicos susceptíveis de escorregamento, de modo a prevenir uma nova catástrofe.
A classificação da resposta a este item é feita em função do enquadramento da mesma num dos níveis de desempenho, de acordo com a tabela 3.

IV Grupo
1. Afirmações verdadeiras A, D, E e F. Aplica-se a tabela 1.
2. C
3. A
4. Na classificação desta questão aplica-se a tabela 2.
A resposta deve conter os seguintes tópicos:
● Nos peixes a circulação é simples, passando o sangue apenas uma vez no coração em cada circuito.
● Depois de passar no coração e antes de se dirigir a todas as células do corpo do animal passa pelos capilares branquiais onde perde pressão.
5. D

V Grupo
1. B
2. A
3.1. C
3.2. B

VI Grupo
1. A
2. C
3. A
4. A resposta deve contemplar os seguintes tópicos:
• A elevada concentração de sais no solo provoca uma diminuição da pressão osmótica nas células da raiz.
• A diminuição da pressão osmótica faz com que a planta perca água por osmose em vez de a obter do solo.
• Sem água não ocorre a ascensão da seiva bruta até aos órgãos fotossintéticos pelo que não ocorre fotossíntese (a planta não produz matéria orgânica indispensável ao seu crescimento).
A classificação da resposta a este item é feita em função do enquadramento da mesma num dos níveis de desempenho, de acordo com a tabela 3.


Tabelas anexas
Tabela 1



Tabela 2



Tabela 3

Nota – No caso em que a resposta não atinja o nível 1 de desempenho no domínio específico da disciplina, a classificação a atribuir é zero pontos.

Inauguração

Os cofundadores deste blog regogizam-se com a criação deste espaço, que pensam ser inédito nesta escola (escola secundária IBN Mucana) e dão as boas vindas a todos aqueles que quiserem utilizar este blog.
Com esta iniciativa pretendemos fomentar a comunicação entre os elementos da turma do 11ºB independentemente da sua localização no espaço e no tempo.
Ou seja, UMA VIA ABERTA 24 HORAS POR DIA, para o conhecimento e enriquecimento curricular.
Bem-vindos

Os fundadores